• Serviço de telefone de Segunda a Sábado das 9:00 às 21:00

  • Qualidade Certificada AENOR NORMA ISO 9001:2015 ER0060/2018

  • Solicite uma consulta
  • Login

✓
X

Ligamos para si

 
Kids & Nits
  • Home
  • O Tratamento
  • Porquê K&N?
  • Centros K&N
  • Produtos
  • Piolhos?
  • Escolas
  • Franchising
  • Contactos

PIOLHOS E LÊNDEAS - INFORMAÇÕES E DICAS ÚTEIS

Os piolhos são a segunda maior epidemia mundial (apenas ultrapassado pelas constipações comuns), um problema persistente que a cada ano afeta mais de 100 milhões de pessoas em todo o mundo, afetando mais de 40% das famílias com filhos em idade escolar. Praticamente todas as crianças já tiveram ou novamente terão piolhos na cabeça. 

Assim tem sido desde a Antiguidade, apesar de comuns, existem muitos mitos sobre esses bichos tão pequenos e incómodos. Ainda existem crenças e mitos populares que associam os piolhos e lêndeas exclusivamente a falta de higiene.

NA VERDADE, OS PIOLHOS PREFEREM AS CABEÇAS MAIS LIMPINHAS!

A nossa missão é acabar com este estigma social associado à pediculose humana. Estamos comprometidos com a solução integral deste problema, queremos que os tratamentos para eliminar piolhos e lêndeas sejam algo natural, sem o complexo de vergonha ainda hoje sentida por muitas famílias afectadas por esta epidemia.

PIOLHOS E OS AMIGOS?

 Sim, normalmente as crianças em idade escolar são as que mais são infestadas com piolhos, principalmente devido ao contato direto e brincadeiras nos recreios e as atividades lúdicas feitas em conjunto com outras crianças.  

UMA FAMÍLIA INTEIRA PODE SER INFESTADA COM PIOLHOS?

Quando ainda não sabemos se um membro da família, normalmente uma criança, está infestada com piolhos, é normal que a proximidade e os gestos de carinho e contato direto da mãe e pai com filhos, tornando-se possível que os pais, irmãos e avós também fiquem contagiados com piolhos. 

O QUE SÃO PIOLHOS?

O piolho é um inseto ectoparasita, ou seja, vive na superfície ou fora do hospedeiro que o parasita. São ápteros, não têm asas e não podem saltar. Os piolhos têm seis patas com garras, as quais lhes permitem fixar e mover-se no cabelo. A propagação de piolhos é chamada pediculose. A pediculose é a infestação produzida pelos piolhos e é muito comum e contagiosa. Os piolhos não transmitem doenças, a finalidade dos parasitas é a sua sobrevivência à custa do hospedeiro que eles parasitam.

AS DIFERENTES ESPÉCIES DE PIOLHOS QUE INFESTAM HUMANOS.

São conhecidas mais de 3.000 espécies de piolhos, dos quais a biologia da maioria é desconhecida, exceto aqueles que infestam a espécie humana. Os piolhos humanos não infestam outros animais, assim como os animais também não transmitem piolhos para os seres humanos.

De todas as espécies de piolhos existentes, apenas 3 delas parasitam os seres humanos, são elas:

• Pediculus humanus capitis ou piolhos da cabeça
• Pediculus humanus corporis ou piolho do corpo
• Pediculus humanus púbis ou piolho da região pubiana

(Espécie: Pediculus humanus - Reino: Animália - Família: Pediculidae - Ordem: Phthiraptera)

COMO SÃO OS PIOLHOS?

Os piolhos são pequenos insetos que medem de 2 a 4 mm de comprimento, são acinzentados (podem apresentar metamorfose, dependendo da coloração da cabeça que parasitam). Os piolhos habitam na pele que cobre o topo da cabeça, chamada de couro cabeludo, não saltam ou voam, mas movem-se com facilidade e rapidez pelo cabelo de uma cabeça a outra, especialmente se o cabelo estiver seco. Se o cabelo estiver molhado, os piolhos movem-se desajeitadamente e ficam mais vulneráveis, tornando-se mais fácil a sua remoção. Os piolhos são espalhados pelo contato direto com outras pessoas.

Eles alimentam-se do sangue e reproduzem-se rapidamente; cada piolho fêmea coloca cerca de dez ovos por dia (em média 150 a 300 ovos durante o ciclo de vida de um piolho fêmea), que são de cor dourada e fixam-se fortemente à base do cabelo. Normalmente os ovos levam 7 a 10 dias a eclodirem e a larva (ninfa) a desenvolver-se. A ninfa, é um piolho "bébé" cuja aparência é semelhante à de um piolho adulto, mas o seu tamanho é menor e quase transparente, assim como o piolho adulto, as ninfas também alimentam-se do sangue e produzem os mesmos sintomas de comichão/coceira no couro cabeludo.

O QUE TENHO DE FAZER SE SUSPEITAR QUE TENHO PIOLHOS?

Os principais sintomas produzidos por uma infestação de piolhos são as seguintes:

• Comichão/coceira intensa no couro cabeludo;
• Pequenas saliências, irritação ou pequenos inchaços vermelhos no couro cabeludo, pescoço ou ombros;
• Pequenas manchas douradas (ovos ou lêndeas) perto da raiz de cada cabelo que são difíceis de remover;
• Lesões no couro cabeludo, causadas por arranhões.

Nota: Os piolhos no couro cabeludo são difíceis de ver, a menos que haja uma grande infestação, mas os ovos e lêndeas são fáceis de detectar. Os ovos dos piolhos (lêndeas) presentes nos fios de cabelo, por vezes podem ser confundidas com caspa, embora não possam ser facilmente removidas para fora do cabelo.

DIAGNÓSTICO DE UMA INFESTAÇÃO DE PIOLHOS E LÊNDEAS:

É necessário observar com cuidado, mas à primeira vista é difícil, pois os piolhos movem-se rapidamente entre os fios de cabelo. É melhor procurar o piolho vivo quando o cabelo está molhado, de preferência num local bem iluminado. É mais frequente detectar a infestação pela visualização de lêndeas do que os piolhos vivos. Em cada infestação existem 8 a 10 piolhos vivos, inúmeras lêndeas e ovos até 100). Recordamos que muitas crianças não têm comichões, assim para melhor observar a existência de piolhos, prenda o cabelo com ganchos.  

COMO EVITAR UMA INFESTAÇÃO POR PIOLHOS?

Pode-se dizer que o aumento da epidemia de pediculose está relacionado com mudanças de hábitos, esquecimento e excesso. Abaixo algumas dicas para evitar que os piolhos cheguem à sua família. 

Mudança de hábitos: Normalmente os piolhos em temperaturas extremas, ficam inativos, não se reproduzem e acabam morrendo, nomeadamente com temperaturas abaixo dos 10º C e temperaturas acima de 50º. Hoje em dia, as crianças não brincam na rua, mas sim dentro de casa ou em locais aquecidos, quer seja no inverno ou no verão, quase sempre com ar condicionado em funcionamento. Ultimamente a infestação por piolhos entre adolescentes multiplicou-se, principalmente como resultado de selfies, que obrigam a junção de cabeças e cabelo.

Esquecimento: Os pais não vigiam as cabeças das crianças, assumindo que não haverá piolhos.

Excesso: Quando descobrem a existência de piolhos, começam a usar indiscriminadamente produtos existentes no mercado, nomeadamente inseticidas, pediculicidas e shampoos com produtos químicos, por vezes nocivos para o cabelo e couro cabeludo das crianças. 

Nota importante: Sempre que comprovar a existência de uma infestação de piolhos, deverá prevenir o contágio no seio familiar ou com outras pessoas que convivam ou tenham contato com a pessoa infestada. Caso se trate de uma criança em idade escolar, é muito importante informar a escola sobre a infestação.

CICLO DE VIDA DOS PIOLHOS

A melhor maneira de derrotar o seu inimigo é conhecê-lo bem!

OS PIOLHOS PULAM?

Muitas pessoas pensam que os piolhos conseguem pular ou voar, confundindo-os com outros parasitas, nomeadamente as pulgas, mas ao contrário do pensamento popular, os piolhos não voam e não saltam. Em função da sua estrutura morfológica e dos seus membros, os mesmos não podem saltar, tonando impossível ser infectado a partir da cabeça de outras pessoas que estejam distantes.

COMO OS PIOLHOS SE ESPALHAM?

As formas mais comuns de infecção são:

Se ocorrer contato direto (cabeça com cabeça), com uma pessoa que tenha piolhos. Esta é a forma mais usual de contágio. Os chapéus, bonés, gorros, toucas, fitas de cabelo, toalhas, escovas ou pentes, quando compartilhados com alguém que tenha piolhos, podem causar contágios.

Ter piolhos na cabeça causa uma comichão intensa, mas não causa sérios problemas de saúde. O Piolho fora da cabeça de uma pessoa, morre passadas 4 a 12 horas à temperatura ambiente, por falta de alimento e da temperatura que o corpo humano fornece para a sua subsistência.

CICLO DE VIDA DOS PIOLHOS

Abaixo um esboço/gráfico do ciclo de vida dos piolhos e lêndeas.

TRATAMENTOS CONTRA PIOLHOS

Métodos para matar piolhos e lêndeas.

A luta contra piolhos não é nova, tradicionalmente as pessoas utilizam muitos produtos químicos e produtos de uso doméstico, mas como os piolhos evoluíram e desenvolveram resistência aos produtos químicos, e os remédios caseiros são lentos e muitas vezes perigosos, porque os produtos caseiros não são adequados para uso humano. A misturas de substâncias podem ser prejudiciais à pele ou ao cabelo, pois necessitam de controle profissional e rigor científico.

Os fabricantes de pediculicidas, recomendam uma aplicação inicial como padrão e após uma semana, uma segunda aplicação do produto, o que acreditamos ser ineficaz, porque uma lógica biológica do ciclo biológico do parasita não é respeitada. Há ovos que eclodem após 3 dias da primeira aplicação e outros aos 10 dias, de modo que os piolhos nascidos de ovos cuja eclosão ocorreu após o uso da substância química, não terão morrido, resultando em reinfestação.

TRATAMENTOS CLÁSSICOS OU CASEIROS.

Existem uma infinidade de tratamentos clássicos ou caseiros, a maioria deles sem nenhuma eficácia. O vinagre tem sido usado para ajudar a dissolver o cimento adesivo que fixa a lêndea ao cabelo que a facilita a sua remoção quando escova o cabelo. Embora possam existir várias recomendações sobre os tratamentos caseiros, inclusive com o vinagre, não há evidências da efetividade dos mesmos. O vinagre, álcool, óleos, maionese, etc., nenhum desses produtos mata ou afasta o piolho ou os ovos.  

TRATAMENTOS QUÍMICOS.

Piretrinas: A permetrina é a piretrina mais estudada e menos tóxica para os seres humanos. É uma piretrina sintética, neurotóxica para piolhos, mas com toxicidade. Os pediculicidas com piretrinas são contraindicados para mulheres grávidas e crianças menores de dois anos de idade.

Dimeticona: É um silicone que possui uma ação física que consiste em cobrir os piolhos, interferindo no seu equilíbrio aquoso e causando sua sufocação.

Dado que os tratamentos químicos atuais já não são mais eficazes contra a pediculose, uma das formas mais eficaz e rápida para eliminar este parasita é através da impulsão e absorção do ar. Na Kids and Nits este tipo de tratamento é realizado com o nosso equipamento exclusivo NITTER, aplicados por profissionais devidamente formados e certificados.

EFEITOS DOS PIOLHOS NA SAÚDE HUMANA

Que efeitos a infestação de piolhos pode ter na saúde?

Os piolhos não apresentam riscos para a saúde porque não há evidências de transmissão de doenças, embora sejam irritantes devido ao seu principal sintoma, que é a comichão e o prurido no couro cabeludo. Esta comichão é causada pela irritação da saliva do piolho que contém uma substância anticoagulante e altamente irritante que o inseto deposita na pequena ferida da picada. 

Essa comichão provoca um coçar intenso e contínuo da área do couro cabeludo e pode produzir pequenas feridas que podem favorecer a infecção por bactérias, formando crostas. Outro sintoma são pequenas saliências vermelhas no pescoço e ombros, assim como a existência de lêndeas perto da raiz de cada cabelo ou uma sensação de algo se movendo no cabelo. 

É IMPORTANTE FAZER A PREVENÇÃO EM CASA, COM PENTES ANTIPIOLHOS

Piolhos no couro cabeludo são difíceis de ver, a menos que haja uma infestação grave, porque eles estão escondidos na raiz do cabelo, devemos notar, é a existência de lêndeas. Se houver lêndeas, confirme a presença de piolhos, pois a presença de lêndeas não ocorre sem piolhos.

Pode-se afirmar que o aumento da epidemia de pediculose está relacionado a falta de prevenção, principalmente porque hoje em dia, por várias razões alguns pais não monitoram a cabeça das crianças. Por outro lado, o excesso também é prejudicial, nomeadamente começar a usar indiscriminadamente todos os tipos de tratamentos disponíveis no mercado ou remédios caseiros que se espalham via internet.

 

TRATAMENTO PARA ELIMINAR PIOLHOS E LÊNDEAS, MAIS COMPLETO E EFICAZ QUE EXISTE! 100% NATURAL

A Kids and Nits tem o melhor tratamento para eliminar piolhos e lêndeas de forma 100% natural. O tratamento Kids and Nits é rápido, 100% eficaz e natural, nenhum produto químico é utilizado, nem prejudicial à saúde, couro cabeludo ou cabelo. A vantagem fundamental deste tratamento é que é ministrado por profissionais especialistas numa única sessão e assim evita gastar dinheiro com produtos químicos que não garantem o sucesso dos tratamentos. Trabalhamos para o conforto e tranquilidade das famílias.

Na Kids and Nits, primeiro fazemos um completo diagnóstico para avaliar se o tratamento é necessário. Se o diagnóstico for positivo, efetuamos a primeira fase do tratamento com o nosso exclusivo equipamento NITTER, homologado e com Certificação CE para uso em humanos.

O equipamento térmico NITTER emite AR QUENTE em alta velocidade com temperatura controlada, cuja temperatura e fluxo fazem as lêndeas, que representam o problema real da infestação, ficarem desidratadas e morrem, não representando perigo para os seres humanos, porque o calor é normal para as pessoas, mas letal para piolhos e lêndeas. O equipamento NITTER também emite AR ASPIRADO, assim procedemos à eliminação de resíduos de lêndeas e piolhos, aplicados com acessórios específicos (ponteiras) e filtros especiais. O tratamento é concluído com um exame visual meticuloso com lentes de aumento de alta ampliação e luzes led poderosas, separando praticamente cabelo por cabelo, eliminado até a última lêndea.

PRODUTOS PREVENTIVOS 100% NATURAIS. 

Erradicada a infestação, é importante manter a prevenção, a Kids and Nits conta com uma ampla gama de produtos 100% naturais (sem produtos químicos), que ajudam a manter os piolhos longe das cabeças.

VISITE-NOS, VENHA FAZER UM DIAGNÓSTICO GRÁTIS!

Em que podemos ajudar-te? Diga-nos.
Preencha o formulário.

* Campos obrigatórios

Kids and Nits Portugal

Rua Mar do Norte, 1C,
Parque das Nações, 1990-143 Lisboa -Portugal
Tel: +351218680510 | +351 963 600 800    

info@kidsandnits.pt

  • Facebook
  • Twitter
  • Instagram
  • Youtube

 

 

 

 

Logo
  • Facebook
  • Twitter
  • Instagram
  • Youtube
  • Home
  • Escolas
  • O tratamento
  • Franchising
  • Porquê K&N?
  • Contactos
  • Centros K&N
  • Blog
  • Produtos
  • My Kids and Nits
  • Piolhos?
  • Resolução Litígios
  • Trabalhe Connosco

Escritório Central:Rua Mar do Norte, 1C
Parque das Nações,
1990-143 Lisboa

© 2012-2021 Kids & Nits Todos os direitos reservados. Aviso Legal | Política de Privacidade | Política de cookies

Este site utiliza cookies para lhe oferecer uma melhor experiência de navegação enquanto utilizador. Ao continuar a visitar onosso site, está a aceitar esta utilização de cookies. Aceito