MAIS DE 90 CENTROS NA EUROPA, REALIZAMOS MAIS DE 100 MIL TRATAMENTOS POR ANO.  INFORMAÇÕES TODOS OS CENTROS: 963 600 800 MAIS DE 90 CENTROS NA EUROPA, REALIZAMOS MAIS DE 100 MIL TRATAMENTOS POR ANO.  INFORMAÇÕES TODOS OS CENTROS: 963 600 800 MAIS DE 90 CENTROS NA EUROPA, REALIZAMOS MAIS DE 100 MIL TRATAMENTOS POR ANO.  INFORMAÇÕES TODOS OS CENTROS: 963 600 800 MAIS DE 90 CENTROS NA EUROPA, REALIZAMOS MAIS DE 100 MIL TRATAMENTOS POR ANO.  INFORMAÇÕES TODOS OS CENTROS: 963 600 800 MAIS DE 90 CENTROS NA EUROPA, REALIZAMOS MAIS DE 100 MIL TRATAMENTOS POR ANO.  INFORMAÇÕES TODOS OS CENTROS: 963 600 800 MAIS DE 90 CENTROS NA EUROPA, REALIZAMOS MAIS DE 100 MIL TRATAMENTOS POR ANO.  INFORMAÇÕES TODOS OS CENTROS: 963 600 800 MAIS DE 90 CENTROS NA EUROPA, REALIZAMOS MAIS DE 100 MIL TRATAMENTOS POR ANO.  INFORMAÇÕES TODOS OS CENTROS: 963 600 800 MAIS DE 90 CENTROS NA EUROPA, REALIZAMOS MAIS DE 100 MIL TRATAMENTOS POR ANO.  INFORMAÇÕES TODOS OS CENTROS: 963 600 800 MAIS DE 90 CENTROS NA EUROPA, REALIZAMOS MAIS DE 100 MIL TRATAMENTOS POR ANO.  INFORMAÇÕES TODOS OS CENTROS: 963 600 800 MAIS DE 90 CENTROS NA EUROPA, REALIZAMOS MAIS DE 100 MIL TRATAMENTOS POR ANO.  INFORMAÇÕES TODOS OS CENTROS: 963 600 800
Ligamos para si

Eu li e aceito a Política de Privacidade
Piolhos

É possível que enquanto estiver lendo “como são os piolhos da cabeça”, instintivamente comece a coçar a sua cabeça, mas não se preocupe, é psicológico, o simples facto de falar sobre piolhos e lêndeas, ainda nos faz sentir algum incómodo e desconforto.

Os Piolhos (Pediculus Humanus Capitis) são pequenos insetos parasitas que medem entre 1 e 3,5 mm, cor castanha a brancoacinzentada e podem apresentar metamorfose, dependendo da cor do cabelo da cabeça que parasitam.

Os Piolhos vivem aproximadamente 30 dias e se alimentam exclusivamente do sangue humano várias vezes ao dia, pondo de 5 a 10 ovos por dia, entre 150 e 300 ovos por mês.

Os piolhos não saltam ou voam, mas move-se com facilidade e rapidez pelo cabelo de uma cabeça a outra, especialmente se estiver seco.

Ao longo dos últimos anos, os piolhos sofreram mutações, surgindo o SUPER PIOLHO, principalmente devido ao uso intenso de produtos com químicos, nomeadamente champôs antipiolhos.

Embora existam muitos tipos de piolhos, o Piolho da cabeça, ou Pediculus humanus capitis, é um inseto parasita que pode ser encontrado na cabeça e, mais raramente, nas sobrancelhas e cílios das pessoas.

Os Piolhos passam por três fases: ovo, ninfa e piolho adulto.

Os ovos dos piolhos fêmeas são chamados de lêndeas, embora muitas pessoas se refiram às lêndeas como “cascas vazias” deixadas por um piolho após a sua eclosão.

O piolho da cabeça tem seis garras que permitem que ele rasteje de uma mecha de cabelo para outra. Ele pode passar de uma cabeça para outra dessa forma, e é por isso que o contato direto é a principal forma de os piolhos se espalharem entre as pessoas.

Uma infestação de piolhos ocorre quando um piolho adulto fêmea chega a uma nova cabeça e põe ovos. Quando esses ovos eclodem, os piolhos provavelmente ficarão na cabeça durante todo o ciclo de vida dos piolhos.

A menos que a cabeça seja tratada e todos os piolhos e ovos sejam erradicados, a infestação de piolhos continuará por mais tempo que os piolhos possam viver.

Os piolhos são espalhados pelo contato direto com outras pessoas, pois são insetos anopluros, sem asas que carecem de metamorfose e que vivem como ectoparasitas; alimentam-se exclusivamente do sangue humano várias vezes ao dia de sangue, que obtêm graças a uma boca do tipo picador, a sua alimentação é hematófaga (sangue que sugam da pele da cabeça). Eles se reproduzem rapidamente; cada fêmea pode por entre 5 a 10 ovos (lêndeas) por dia, que são de cor dourada e são fortemente ligados à base do cabelo.

Leva de 7 a 10 dias para o ovo eclodir e a larva (ninfa) se desenvolver. A ninfa é um piolho "bebé" que se parece com um piolho adulto, mas é menor em tamanho e quase transparente. Eles alimentam-se exclusivamente do sangue, assim como o piolho adulto, de modo que produzem os mesmos sintomas de comichão. Embora muito excecionalmente, os piolhos também podem ser encontrados nas sobrancelhas e cílios.

Os piolhos infestam principalmente o couro cabeludo e cabelos e os pequenos ovos no cabelo parecem flocos de caspa ou dermatite, no entanto, em vez de se soltarem do couro cabeludo, eles permanecem firmemente presos (colados) na raiz do cabelo.

Os piolhos espalham-se facilmente, particularmente entre as crianças em idade escolar, embora seja muito comum que os pais sejam infestados, devido ao contato de grande proximidade com os filhos.

Ultimamente os casos de pediculose ocorrem muito entre adolescentes e jovens estudantes universitários como consequência de nossa mudança de hábitos (uso de dispositivos eletrónicos e smartphones para tirar fotos/selfies).

Ligamos para si

Eu li e aceito a Política de Privacidade
Este site utiliza cookies próprias e de terceiros para melhorar a sua experiência, alguns dos quais essenciais para que certas partes do site funcionem corretamente. Saiba mais na Política de Privacidade.